Nota em defesa da CAPES (SBF e SAB)

16/04/2021 14:56

Nesta sexta-feira, 16 de abril de 2021, a Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e o Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Física e Astronomia, assinaram nota em defesa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), após a sumária substituição de Benedito Guimarães Aguiar Neto pela advogada Cláudia Mansani Queda de Toledo.

 

A presidência desta instituição deve ser ocupada por pessoas com respaldo no meio acadêmico e com profundo conhecimento dos sistemas de pós-graduação nacional e internacional. É fundamental que o (a) presidente da CAPES tenha experiência na gestão de programas de pós-graduação de excelência, que conheça outras áreas de conhecimento além da sua especialidade, que tenha coordenado importantes projetos científicos e que tenha formado recursos humanos de alto nível. Por isso, causa-nos profunda consternação a recente demissão sumária de Benedito Guimarães Aguiar Neto e a nomeação da advogada Cláudia Mansani Queda de Toledo para substituí-lo na presidência da CAPES. Uma análise de seu currículo disponível na Plataforma Lattes mostra que a indicada não possui as qualidades esperadas para o cargo.

 

Em suma, o currículo da Dra. Toledo não é compatível com o perfil desejado de presidentes da CAPES. Tememos, portanto, que a importante missão da CAPES esteja ameaçada com esta nomeação. Esperamos que o Ministério da Educação reveja a nomeação e indique alguém com histórico profissional e formação mais adequados para presidir a CAPES, garantindo assim a continuidade da formação de recursos humanos de alto nível, tão necessária para o desenvolvimento e soberania nacional.

 

A nota completa por ser lida em http://www.sbfisica.org.br/v1/home/index.php/pt/acontece/1305-nota-em-defesa-da-capes.